Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Detalhes que fazem a diferença

por Paulina Mata, em 19.02.17

14-Salão_Salon.jpg

 

verde escuro.jpg

 

Estive no Porto recentemente, numa tarde em que estávamos pela Avenida dos Aliados e queríamos descansar um pouquinho, resolvemos ir ao Café Guarany.  Gosto de cafés como estes, cheios de história, e que noutras épocas tiveram um papel cultural importante. Já lá tinha estado outras vezes, com o café mais cheio, desta vez apenas meia dúzia de mesa ocupadas, quase todas por estrangeiros. 

 

Enquanto, com alguma dificuldade, escolhemos o que íamos lanchar, e depois enquanto lanchávamos, fomos comentando o que víamos. Dou muito valor à recuperação destes cafés, mas às vezes há pequenos detalhes que poderiam mudar muito. Ali outras cortinas, fariam certamente a diferença. Mas o mais importante é a oferta em termos de comida. Não vou comentar as refeições, pois apenas lanchámos. Para esta refeição a oferta é pouco inspirada. Eu fiquei-me por uma torrada e um chá. Um chá TWG Darjeeling, um bom chá, torrada de bijou normal. Quem estava comigo queria comer um doce e pediu um Petit Gateaux com Gelado. O prato veio com vários elementos a decorar, demasiados até ficava um pouco confuso, e um petit gateaux que nos pareceu industrial, do género daqueles que se compram no supermercado e se cozem no micro-ondas. 

 

Fomos imaginando como seria bem mais atraente sobre o balcão, ou numa mesa central para ser mais visível, haver uma escolha de bolos de fatia (com qualidade, artesanais e não aqueles meio industriais), cobertos por campânulas de vidro, eventualmente alguns bolos individuais tradicionais, assim como alguns salgados ou pequenas sanduíches com qualidade. Não seria muito complicado os bolos não precisavam sequer de ser feitos ali, podiam ser adquiridos a quem os fornecesse. O serviço era mais simples, apenas cortar e servir. Era tão mais atraente e melhor. Coisas pequenas e fáceis de implementar, que bem pensadas mudam tudo, e dão vontade de voltar. Ali não volto para lanchar.

 

Foto inicial do site do Café Guarany