Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

China - uma nova paragem para uma verdadeira aventura

por Paulina Mata, em 07.10.16

TOH4.jpg

 

laranja.jpg

 

Na Viagem à Mesa em Lisboa, que há uns meses comecei e tem andado em fase de pausa, voltei até à China. O objectivo foi comer pratos diferentes dos que alguma vez tivesse comido em restaurantes chineses. O restaurante escolhido foi o The Old House no Parque das Nações. Importante também foi arranjar companhia que alinhasse nas minhas (diferentes) escolhas.

 

De entrada comemos:

 

TOH1.jpg

Conjunto de Carne Marinada

 

Patas, línguas e moelas de pato marinadas e cozinhadas. Gosto destes sabores, gosto de pratos onde se usam estas partes dos animais menos habituais. São bem características de uma cozinha tradicional em que nada se desperdiçava, e onde a criatividade permitiu desenvolver formas interessantes de as comer. Não foi a minha estreia nas línguas de pato, mas foi a de quem me acompanhou. Uma experiência diferente, mas de que ambos gostámos muito. Já as patas de pato, uma estreia para ambos, não nos entusiasmou tanto. São difíceis de comer, e também têm pouco que comer. A nossa referência eram as patas de galinha, que nos habituámos a comer na canja em crianças, e que como muito em restaurantes chineses preparadas de outras formas, e de que gostamos bem mais - da textura e da recompensa pelo trabalho que temos.

 

Seguiu-se o prato principal.

 

TOH2.jpgPeixe Assado da Casa

 

Um robalo assado com acompanhamentos menos habituais - pepino, brócolos, amendoins e batata. Bem diferente de algum peixe assado que alguma vez tivéssemos comido. Uma experiência que valeu a pena.

 

Finalmente para sobremesa:

 

TOH3.jpg

Bing Fen

 

Uma sobremesa típica de Sichuan, caramelo, um xarope, cubos de um gel de agar praticamente sem sabor, cujo papel era essencialmente a textura que conferia, sésamo, bagas de goji e outros frutos secos. Disseram-nos para misturar tudo muito bem antes de comer. E... adorámos! Um género de sobremesa bem diferente das nossas, uma sobremesa leve, mas muitíssimo boa.

 

Fomos com o objectivo de comer apenas coisas bem diferentes do que algumas vezes tivéssemos comido... Uma óptima experiência. A repetir seguramente. Sair completamente para fora da nossa zona de conforto, de espírito aberto, é uma componente importante destas viagens à mesa.

 

The Old House

Rua da Pimenta - Parque das Nações

 

 

9 comentários

Comentar post