Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Cervejas para paladares aventureiros e cervejas com humor

por Paulina Mata, em 11.09.16

IMG_3930r.jpg

castanho escuro.jpg

 

Uma loja de cervejas, essencialmente cervejas artesanais, de várias proveniências, mas uma percentagem elevada produzidas em várias cidades das Midlands, onde me encontrava. Decidimos entrar. Estava um dia ameno de sol e provar algumas pareceu-nos um bom programa para um fim de tarde no jardim de casa. Escolhemos à sorte três, escolha que não foi baseada em nenhum conhecimento, apenas por serem diferentes...

 

Começámos pela de abóbora, Pumpkin King, uma cerveja produzida pela Brewdog, uma empresa escocesa. Que depois descobrimos ser uma das que classificam com Small-Batch por serem produzidas em quantidades reduzidas e ultrapassarem os padrões mais comuns, consideradas cervejas com características únicas e marcantes. Halloween, virado do avesso e de pernas para o ar, dentro de uma garrafa, era o que prometiam no rótulo. Diferente, agradável e sentimos o sabor da abóbora, caramelo e especiarias. Teste passado... gostámos!

 

Passámos à segunda, uma cerveja produzida pela Bristol Beer Factory,  com um grau alcoólico mais elevado, o dobro das outras - 10% - e a que despertava mais a minha curiosidade.

 

Dizia o rótulo em letras gigantes: "Oak Bourbon Barrel Aged / 75% Wheat / Smooth & Full Bodied / Blended with Cold Brewed Coffee / Fermented with our Triple Strain House Yeast / Savour". No verso dizia ainda " A brewer's beer for those with adventurous taste buds." E nós saboreámos, e gostámos. Adventurous taste buds é comigo... e foi a minha preferida das três, forte, cheia de personalidade, um agradável sabor a café sem ser dominante.

 

Para o fim ficou a de morango, da Mad Hatter Brewing Company de Liverpool.  Servimos, provámos, e não sabia a morango! Nada mesmo. Olhámos para o rótulo para ver os ingredientes e nada de morango.

 

rotulo 1.jpg

 

Vimos o outro lado e demos uma gargalhada bem sonora:

 

rotulo 2.jpg

"This strawberrieless beer is a dry hopped belgian style saison. Containing no strawberries, just the essence of their absence."

 

E só depois reparámos que no rótulo principal dizia "Abscence of Strawberries". E que nós só tinhamos visto um rótulo cor de rosa a dizer strawberries!!!

 

rotulo 3.jpg

 

Foi aquela de que gostámos menos, a mais comum. Além disso, quando a deitei no copo, pareceu-me muito espessa. Desconfiei que tinha um espessante, mas no rótulo não o refere. Eu continuo desconfiada..  Contudo, o sentido de humor e as gargalhadas que demos  valeram por tudo, e se calhar é aquela de que mais nos vamos lembrar. E, possivelmente, se não fosse ela não tinha escrito este post. Comer, ou beber, é mesmo muito mais do que aquilo que ingerimos.

 

Agora ía mesmo era uma com café extraído com água fria e envelhecida em cascos de carvalho de Bourbon...