Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Casa Matreno & Casa das Ratas

por Paulina Mata, em 21.08.16

casa matrena.jpg

 

amarelo.jpg

 

Uma breve estadia em Tomar, uma cidade muito simpática e agradável. Num dos dias, depois de um passeio pelo belíssimo Jardim do Mouchão, chegou a hora do almoço.

 

tomar 2.jpg

 tomar1.jpg

 

Caminhámos um pouco pelas ruas estreitas do centro histórico da cidade e demos com a Casa Matreno & Casa das Ratas. Uma situação peculiar, duas salas, com características diferentes, uma mais escura, uma taberna antiga com as pipas de vinho - a Casa das Ratas. Do outro lado uma sala maior e com mais luz - a Casa Matreno (foto do início do post). Escolhemos esta, mais apropriada para um almoço de Verão.

 

O menu, com algumas propostas interessantes, é comum aos dois espaços que partilham a cozinha, situada na Casa Matreno. Esta era uma casa de petiscos antiga na cidade, sendo a Casa das Ratas um seu armazém. Parece que o nome vem do número de roedores que por lá existiam. No entanto, e apesar disto, um grupo de amigos começou a usar o espaço para se reunir. Há uns anos à beira encerramento, foram salvas por um jovem da terra que lhes deu nova vida. Ainda bem que o fez e podemos agora desfrutar destes espaços agradáveis, com personalidade e sobretudo que servem uma comida simples, boa e a preços muito razoáveis. Para além disto com algumas propostas menos habituais.

 

Para o couvert pão e óptimas azeitonas, pedimos também uma tábua de queijos.

 

casa das ratas 1.jpg

casa das ratas 3.jpg

 

Para entradas ovos com farinheira e maranhos. Tanto os ovos como os maranhos estavam óptimos...tanto que houve quem não conseguisse esperar pela fotografia para começar a comer...

 

casa das ratas 4.jpg

 

Seguiu-se uma das propostas de Verão, a que era impossível resistir - Gaspacho com Carapauzinhos fritos. Um pouco menos de cubos de pão no gaspacho e estava perfeito!

 

casa das ratas 2.jpg

 

Depois os pratos do dia - Bochechas de Porco e Feijoada de Chocos

 

casa das ratas 5.jpg

 

E finalmente Leite Creme (é pena não terem Fatias de Tomar).

 

casa das ratas 6.jpg

 

Gosto muito de Tomar e hei-de voltar mais vezes, e de certeza que vou voltar à Casa Matreno & Casa das Ratas. É bom encontrar estes restaurantes, onde se soube evoluir sem descaracterizar. Que servem uma comida com qualidade e com algumas propostas menos habituais.

 

 

Casa Matreno & Casa das Ratas

Rua Dr. Joaquim Jacinto -  6  -  Tomar

 

2 comentários

Comentar post