Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Carapaus Alimados

por Paulina Mata, em 07.07.16

IMG_20160703_152318 (2).jpg

 

rosa.jpg

 

Durante um período passava todos os anos parte das férias com os meus Pais e os meus cinco irmãos em Portimão, na Rua de Santa Isabel, numa casa emprestada pela madrinha da minha Mãe. Com tanta gente as refeições fora eram poucas, mas havia algumas coisas que fazíamos sempre. Entre outras, um jantar de sardinhas assadas na zona ribeirinha, debaixo da ponte de Portimão; uns caracóis ao fim da tarde no jardim Visconde de Bívar, com eles vinham uns picos de piteira para os retirarmos das cascas; e bolinhos de amêndoa e Dom Rodrigos na Casa Inglesa na Praça Manuel Teixeira Gomes. Mas havia um outro ritual de que me lembro muito bem. Na parte de trás da casa onde passávamos férias havia um armazém onde passava os dias uma senhora de idade avançada, a D. Francisca. Assim que chegávamos a minha Mãe pedia à D. Francisca que lhe fizesse uns carapaus alimados. Não me lembro de alguma vez os ter comido, não me lembro sequer do os ter visto (mas ambas as coisas devem ter acontecido), mas lembro da expectativa da minha Mãe, da ansiedade com que aguardava aqueles carapaus alimados. O que me faz crer que lhe davam um imenso prazer.

 

Nunca fiz carapaus alimados na vida, não me lembro sequer da minha Mãe alguma vez os ter feito, mas sempre que vejo carapaus alimados num menu de um restaurante (o que é raro), lembro-me da minha Mãe, da expectativa com que aguardava aquela refeição anual de carapaus alimados,do prazer adivinhado, e das férias na Rua de Santa Isabel em Portimão.

 

Há tempos quando fui ao Pap'Açorda vi que nas entradas estavam carapaus alimados. Na altura escolhi outras coisas. Mas os carapaus alimados ficaram-me no pensamento. Voltei lá, num dia de calor, apetecia-me uma refeição de petiscos, escolhi várias entradas e entre elas uns carapaus alimados.

 

Não tenho memórias de como eram carapaus alimados da D. Francisca. Mas se eram como os que comi, justificavam completamente a expectativa com que a minha Mãe os aguardava. Os carapaus alimados do Pap'Açorda são deliciosos! Acho que um dia destes vou lá só para comer carapaus alimados.