Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Bistrô d'Abelle - em Fortaleza, mas a fazer lembrar outras paragens

por Paulina Mata, em 17.10.16

 

dabelle.JPG

 

amarelo.jpg

 

O voo de regresso de Fortaleza era ao fim da tarde, regressava com o Virgílio Gomes que tal como eu tinha ido participar no II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciências de Alimentos.  O Virgílio convidou-me para almoçar num dos restaurantes que gosta de frequentar em Fortaleza, onde passa alguns meses por ano. Entrar com o Virgílio Gomes num restaurante em Fortaleza é uma experiência interessante, e entrei em vários, toda a gente o conhece, todos os empregados o tratam pelo nome. Na última refeição por aquelas paragens não foi excepção, e o restaurante escolhido foi o Bistrô d'Abelle

 

Entrámos num espaço pequeno e acolhedor, que fazia lembrar outras paragens, de facto pretendem que os clientes se sintam "transportados para um local bucólico, charmoso e incomum", neste caso para a região da Provence em França. A cozinha também é de inspiração mediterrânica, mas com alguns ingredientes locais.

 

Começámos com um leve e fresco Tártaro de Linguado e Salmão com Puré de Abacate

 

bda.jpg

 

a que se seguiu para mim, que gosto muito de mandioquinha, um Badejo à Provençal com Puré de Mandioquinha

 

bda2.jpg

 

e para o Virgílio, Badejo com Camarão e Couscous de Gibraltar

 

bda3.jpg

 

Para terminar um fresca sobremesa com ingredientes da região, Gelado de Tapioca com Calda de Goiaba

 

bda4.jpg

 

Um bom almoço, fresco, leve. Um peixe bem suculento e saboroso, e uma boa conversa a quase 6000 Km de casa. É bom conhecer uma cidade, e neste caso os restaurantes de uma cidade, pelos olhos dos locais (e o Virgílio é um cearense de coração). Para mim foi ainda extremamente interessante conhecer mais sobre a cozinha praticada numa cidade tão distante e com hábitos e gostos diferentes. Ver a forma como se adaptam as influências ao gosto local, e como se introduzem ingredientes daquelas paragens.

 

1ª Foto do site do restaurante

 

 

1 comentário

Comentar post