Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Bastardo vs Dinastia Tang - Duelo Gastronómico

por Paulina Mata, em 10.10.16

bastardo vs dinastia tang.jpg

 

amarelo.jpg

 

Há cerca de um ano e meio que no Bastardo, o irreverente restaurante do Internacional Design Hotel, ocorrem regularmente Duelos Gastronómicos entre o chefe residente Luís Rodrigues e outros chefes que representam a cozinha de diferentes países. Fui ao primeiro, com o Japão, e entretanto já passaram pelo "ringue" do Bastardo a França, o México e a Itália. Fui convidada para o 5º duelo, desta vez com a China, representada pelo restaurante Dinastia Tang.  Na cozinha Luís Rodrigues e Binlu Zhu, o dono do Dinastia Tang.

 

Nos dois dias em que ocorrem estes duelos, o menu preparado para estes é o único servido no restaurante ao jantar. Menu este que consta de quatro rounds com 2 pratos cada, uma proposta de cada país. Dizia o convite que: "No fim, não há vencedores nem vencidos. Ganha sempre a arte de bem comer.". Seria assim?  Decidi escolher aquele que para mim foi o vencedor de cada round.

 

1º Round

 

duelo BC 1B.jpg

 Bacalhau, Grão, Chouriço e Pimentos  (Bastardo)

 

duelo BC 1C.jpg

 Couve em Conserva Ácido-Picante (Dinastia Tang)

 

Gostei mais do prato do Bastardo, uma interessante combinação que, como dizia uma das pessoas da mesa, sabia a "Portugal no Inverno".

 

Bastardo 1 / Dinastia Tang 0

 

2º Round:

 

duelo BC 2B.jpg

Carapau, Espargos, Nabo e Dashi (Bastardo)

 

duelo BC 2C.jpg

 Peixe Frito Agridoce (Dinastia Tang)

 

Desta vez ganhou o Dinastia Tang. Um prato extremamente interessante. Uma forma muito diferente de tratar o peixe. O robalo, sem espinhas, é frito em óleo muito quente, ficando com uma capa bem crocante e o interior muito suculento. A pele faz com que enrole, e os cortes que lhe são dados levam a que fique com a forma com que está na foto. É servido com um molho agridoce. No restaurante é servido o peixe inteiro. Aqui foi  servido em pequenas porções.

 

O prato do Bastardo em valor absoluto era um bom prato, mas era difícil competir com o robalo. Num jantar de competição com um país oriental não sei se a opção de apresentar um prato com influências de outro país oriental foi uma boa escolha.

 

Bastardo 1 / Dinastia Tang 1

 

3º Round:

 

duelo BC 3B.jpg

Espadarte, Entrecosto, Ervilha e Molho de Manga (Bastardo)

 

duelo BC 3C.jpg

Frango Kung Pao (Dinastia Tang)

 

Espadarte sobre um crumble de pão pedacinhos de entrecosto frito, ervilhas em duas texturas, um molho de manga. Um prato interessante, com uma boa combinação de sabores e texturas (algumas dúvidas sobre o molho de manga). Um óptimo prato.

 

O frango era bom, picante, interessante a combinação com o bambu e o amendoim. Mas neste round foi vencido pelo prato do Bastardo.

 

Bastardo 2 / Dinastia Tang 1

 

4º Round:

 

duelo BC 4B.jpg

 Sabayon, Framboesa, Uva e Gin "Tanqueray" (Bastardo)

 

duelo BC 4C.jpg

 Bolinhas de Arroz Glutinoso com Recheio de Sésamo e Amendoim (Dinastia Tang)

 

A sobremesa do Dinastia Tang era mais exótica. Embora seja uma sobremesa menos coerente com a nossa noção do que é uma sobremesa, gosto muito  do aspeto minimalista, da textura da massa de arroz glutinoso, do facto de ser morna, da combinação com o recheio.

 

A sobremesa do Bastardo era boa, mas neste round, para mim, ganhou a China.

 

Bastardo 2 / Dinastia Tang 2

 

Como dizia o convite: "No fim, não há vencedores nem vencidos. Ganha sempre a arte de bem comer.". É verdade, foi o que aconteceu. E ganhámos nós com novas experiências e um jantar divertido. Ganharam os chefes que trocaram experiências e conhecimentos. Uma iniciativa bem engraçada que sei que vai continuar...

 

 

Restaurante Bastardo

Internacional Design Hotel

Rua da Betesga - 3  (Rossio) - Lisboa

 

Restaurante Dinastia Tang

Rua do Açúcar - 107, Marvila  -  Lisboa