Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

As fotos nos restaurantes, a luz nos restaurantes...

por Paulina Mata, em 11.10.16

fotos restaurants.jpg

 

verde escuro.jpg

 

Gosto de tirar fotos do que como. Não sou grande fotógrafa, tenho que tirar meia dúzia para, eventualmente, ter uma decente. Uso o telemóvel (que foi escolhido para uma relação qualidade das fotos / preço razoável). Tiro às vezes, outras não, conforme me apetece.Tento ser discreta e não incomodar ninguém, por isso é raríssimo usar flash.

 

Tirar fotos não significa que as vá usar seja para o que for, a não ser para uma espécie de diário fotográfico. Não tenho instagram, não instagramo nada, o mesmo acontece com o facebook. Tenho este blog e quando as uso é aqui.

 

Pelo que vejo e leio as fotos nas redes sociais são bastante úteis para os restaurantes, pois divulgam o trabalho que fazem. Contudo há chefes que não gostam que se tire fotos, e já tenho ouvido alguns criticar. A minha opinião é que o cliente paga, faz o que bem entende. Se não quiser comer, quiser apenas fotografar, está no seu direito. Se comeu o prato frio, ou o gelado derretido, é opção dele, desde que não incomode ninguém com isto e com flashes ou posições estranhas para obter as melhores fotos.

 

Custa-me entender que os restaurantes não tenham a preocupação de ter uma iluminação que permita tirar umas fotos minimamente decentes. Chegando-se em vários casos ao extremo da iluminação ser tal que quase nem permite ver a comida. Diz-se que "os olhos também comem" e é bem verdade! Nestes restaurantes essa componente fica comprometida. Por vezes há preocupações com o empratamento, ingredientes com determinadas cores, de que me consigo aperceber apenas depois de ver fotos tiradas com flash ou em que alguém generosamente usou o telemóvel para me iluminar o prato.

 

A seguir estão duas fotos tiradas recentemente em dois bons restaurantes a que fui. As duas tiradas por mim com o mesmo telemóvel, e sem qualquer tratamento de imagem.

 

O restaurante da primeira foto tinha uma boa iluminação que, pelo menos na minha mesa, incidia no prato e nos deixava meio na penumbra. No da segunda foto, confesso que tive dificuldade em ver o que comia.

 

IMG_20160904_212712.jpg

 

IMG_20160915_204023.jpg

 

Detesto comer às escuras, embora também não precise de uma luz ambiente demasiado forte. Era bom que os restaurantes, no seu interesse e no dos clientes, pensassem um pouco nisto. Este aspeto é fundamental, não só para as fotos mas sobretudo para uma boa percepção do que nos põem no prato.

 

 

1ª Foto DAQUI (que vale a pena ler)

2 comentários

Comentar post