Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

ALIMENTO - Relato de uma experiência 2

por Paulina Mata, em 25.05.16

alimento-menu1.jpg

 

verdealface.jpg

 

Alimento, o jantar idealizado e produzido pela Patrícia Gabriel, foi composto por doze momentos, para além do chá, café e petit- fours que descrevi ontem. Hoje falarei dos primeiros quatro.

 

MOMENTO I

O C'HOUVER

Raw Crackers, Couve Desidratada, Amêndoa e Shots Algarvios.

 

IMG_20160520_193447 (2).jpg

À chegada dos participantes, já estava tudo sobre a mesa. Era oferecido a cada pessoa um copo com água aromatizada com limão e lavanda.

 

Cada um se servia dos crackers - de várias sementes e vegetais desidratados, assim como da couve – desidratada crua com um pouco de azeite e flor de sal com pimentão doce, que eram servidos em pedras de mármore expressamente criadas para esse efeito (oferecido por marmoristas de Alvalade). 

 

IMG_20160520_192713 (2).jpg

 

Quanto aos shots, eram pedaços de cana de açúcar que tinham sido impregnados em vácuo, uns com uma mistura contendo aguardente de medronho, raspa e sumo de laranja do Algarve, mel de incenso e outros com uma mistura idêntica não alcoólica, sem o medronho. Eram servidos num enorme tronco a que foi adaptado um suporte (usado para afugentar os pássaros dos edifícios) e onde eram espetados. Sobre o tronco pássaros brancos, guardanapos em forma de origamis. Sobre a mesa, amêndoa laminada e torrada.

 

IMG_20160520_193424 (2).jpg

 

 Antes do momento seguinte a mesa foi limpa e preparada.

 

IMG_20160520_202610 (2).jpg

 IMG_20160520_202624 (2).jpg

 

Após todos sentados, e enquanto era projetado um vídeo a criar o espírito para o jantar, foram dadas a todas as pessoas toalhas mornas, embebidas em água perfumada com sândalo, para que limpassem as mãos.

 

MOMENTO II

INDIA SONG

Água de Sândalo e Esferas de Água com Ouro e Cassis do Poial

 

De seguida foi entregue a cada pessoa uma bola idêntica à da figura seguinte, com ouro, menta e um cassis do Poial. As pessoas deviam encostá-la à boca chupar e assim beber a água perfumada que estava no interior da camada de gel. Simultaneamente era projetado parte do filme  Cantiga da Roda  de Michel Giacometti.

 

 

IMG_20160426_132010 (2).jpg

 

A Patrícia viveu algum tempo na Índia. Quando lá se recebe alguém, é habitual servir um copo de água fresca. Foi esse gesto que inspirou este momento, tendo a água sido servida de uma outra forma.

 

MOMENTO III

QUENTES E BOAS

Puré de Castanha Confitada, Ervilha Fresca do Poial, Pólen de Funcho, Farofa de Castanha e Begónia

Quinta de Camarate, Branco Seco, JMF

 

IMG_20160520_205040 (2).jpg

 

Uma vagem de ervilhas da Quinta do Poial aberta e crua, sobre cada uma das tenras ervilhas puré de castanhas confitadas, pólen de funcho, farofa de castanha e begónias. Servido sobre uma placa de cobre abaulada, criada para este prato pelo pai da Patrícia. Uma pinça para retirarmos cada uma das ervilhas e as comermos.

 

MOMENTO IV

NO MAN IS AN ISLAND OU ILHA SABRINA

Momento inspirado na história da efémera ilha Sabrina, que quatro meses depois de ter sido conquistada pelos ingleses desapareceu.

 

Pedra Vulcânica, Minhote, Banana com Queijo da Graciosa, Smen de Chá Verde, Smen de Chá Orange Pekoe Gorreana, Azeite da Herdade do Freixo do Meio, Pipoca com Pickles e Caviar de Pimenta da Terra

Frei Gigante, Pico Wines

 

Antes do prato chegou-nos a sua descrição com um pequeno menu (impresso na Tipografia Micaelense) sobre a Ilha Sabrina, para ser lido para toda a mesa: 

 

IMG_20160520_210904 (2).jpg

 IMG_20160520_210845 (2).jpg

 

O prato, inspirado numa recente visita aos Açores, onde a Patrícia viveu também alguns anos, era composto por inhame muito bem cozido, quase um puré, que devíamos temperar com a manteiga e a pimenta da terra. O azeite, encapsulado numa capa crocante, que se pegava com a mão e se comia. A banana numa fatia muito fina e desidratada.

 

 As fotos do menu inicial são de Maria José Lobo Elias

 

 

Posts Relacionados:

ALIMENTO – Relato de uma Experiência 1  

ALIMENTO – Relato de uma Experiência 3

ALIMENTO – Relato de uma Experiência 4

ALIMENTO – Relato de uma Experiência 5

3 comentários

Comentar post