Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Acha normal?

por Paulina Mata, em 11.12.16

vegan7.png

 

 

verde escuro.jpg

 

Acha normal ter que declarar as doenças que tem ou as suas opções de vida, sejam sobre que assuntos forem, para ter que comprar qualquer coisa ou serviço? Eu não acho, e não estou disposta a fazê-lo.

 

vegan1.png

 

Achava normal que lhe dissessem: "pois se tem essas doenças ou essas opções não entre sequer"? Ou, pior que isso, "fique em casa"? Ou, ainda pior, "vão só a locais em que todos tenham a mesma doença ou opção de vida"? Eu não acho, e ficaria com muito pouca vontade, ainda que não tivesse nenhum desses impedimentos, de voltar a esses lugares. E tudo isto eu já ouvi de pessoas de alguma forma ligadas a restaurantes.

 

vegan8.png

 

Por isso não entendo como um número elevadíssimo de chefs, cozinheiros e restaurantes continuam a não apresentar opções vegetarianas ou veganas, e por vezes defendam um apartheid baseado na alimentação. Ninguém tem que apresentar a ficha médica, pedir por favor para lhe improvisarem um pratito (por vezes mauzito e bem longe do nível dos restantes da carta) ou declarar opções de vida. É uma questão de dignidade humana!

 

vegan4.png

 

Para além de defenderem um apartheid alimentar, o que me choca mais é que vivendo-se uma época de crise, nem sequer pensem no seu negócio. Cada vez há mais vegetarianos e veganos, a atestá-lo a existência neste momento em Lisboa de 33 restaurantes  exclusivamente vegetarianos, 12 destes exclusivamente veganos.

 

vegan5.png

 

Há público, e este é cada vez mais numeroso. E não são só os clientes vegetarianos e veganos que perdem. Quando na minha família nos reunimos para uma refeição somos, pelo menos, 27 pessoas e destas 5 são vegetarianas ou veganas e muitos outros comem regularmente refeições vegetarianas. Por vezes estas refeições (com todos ou parte das pessoas) são em restaurantes e, como é óbvio, o tipo de oferta destes é factor de escolha ainda que 22 comam tudo. Também há muita gente que come tudo e quer reduzir o consumo de produtos animais, ou aumentar o de vegetais, por isso os clientes seriam de um grupo bem mais vasto. 

 

vegan9.png

 

E, por favor, os pratos vegetarianos terem todos queijo, manteiga, ovos... é um absurdo, uma falta de imaginação, e de reconhecimento do valor dos vegetais. E excluem logo todos os veganos.

 

vegan6.png

 

Os restaurantes têm que ser cada vez mais inclusivos, é altura da situação começar a mudar, e das cartas terem opções para todos e essas estarem explicitamente identificadas. Seria um bom começo... é que em alguns restaurantes a que tenho ido há um menu de dimensão idêntica ao "normal" mas vegetariano e vegano.

 

vegan10.jpg

 

Violeta, obrigada pelas fotos, todas de pratos veganos, pelos desafios e pelas refeições juntas que abrem sempre novos horizontes.

 

vegan2.png

 

14 comentários

Comentar post