Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

A folha de lima kaffir no meu arroz

por Paulina Mata, em 27.04.17

lima kaffir1.jpg

 

castanho claro.jpg

 

Por vezes sou presenteada com algumas folhas de lima kaffir por uma amiga que tem uma planta no seu terraço. Adoro o aroma cítrico, bem forte, que marca uma presença determinante em qualquer prato a que são adicionadas, e lhe conferem também um certo mistério. 

 

A forma das folhas deixa-me também encantada. São lindas!

 

lima kaffir2.jpg

 

Como é impossível gastar logo todas, costumo conservá-las congeladas para quando as quero usar. Desta vez decidi experimentar outro método, secá-las. Hoje estava a apetecer-me um arroz, relativamente simples. Olhei para as folhas e achei que podia ser uma boa oportunidade de as usar. Procurei alguma inspiração, adaptei o que vi, e passados uns minutos tinha na mesa este saboroso arroz.

 

lima kaffir3.jpg

 

Arroz Cítrico

1 chávena de  arroz basmati

2 chávenas de água

sumo de 1/2 limão

1 folha de lima kaffir

1 malagueta

1 colher de sopa de manteiga

sal

1 colher de sopa de coentros picados 

 

1 - Colocar num tacho todos os ingredientes, excepto o arroz e os coentros. Levar ao lume a ferver.

2 - Adicionar o arroz, deixar levantar fervura. Tapar bem o tacho e reduzir o lume para o mais baixo possível. Deixar cozinhar 10 a 15 minutos, até o arroz estar cozido. 

3 - Desligar o lume e deixar em repouso cerca de 5 minutos. Retirar a folha de lima kaffir e a malagueta. Juntar os coentros picados e mexer com um garfo sem desfazer os grãos de arroz.

 

É uma sorte ter amigos assim!