Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

A laranja de chocolate

por Paulina Mata, em 13.11.17

heston duck a l orange.jpg

 

rosa.jpg

  

A imagem anterior é do episódio Heston's Chocolate Factory Feast, da série II das Heston's Feasts. Dentro da caixa está uma mousse de fígado de pato, coberta com gel de laranja. Uma versão da qual comi há uns anos no Dinner.

 

tangerina.jpeg

 

No filme, Heston Blumenthal diz que neste prato, inspirado no clássico pato com laranja, meter o pato dentro da laranja e a laranja dentro daquela caixa leva o prato para outra dimensão. Aquela caixa é baseada na das laranjas de chocolate da Terry's que Heston recebia no Natal. Se calhar não diz muito à maior parte das pessoas, a mim traz-me boas memórias. E acho o prato fascinante.

 

No início dos anos 1970 descobri as laranjas de chocolate. Foi no final de uma visita a Londres, no aeroporto de Heathrow. Estava numa das lojas, imagino que no W.H. Smith, e vejo as caixas com as laranjas de chocolate.

 

laranja1.jpg

laranja3.jpg

 

Queria tanto uma! Mas o dinheiro tinha acabado, já não chegava sequer para a laranja. Comentava, com quem ia comigo, como gostaria de ter um chocolate daqueles. Ao lado estava um casal de portugueses (mais ou menos com a idade que eu tenho agora) que ouviu a conversa. Ouvi então a senhora dizer ao marido "Compra uma laranja de chocolate para a miúda". E assim ganhei a minha primeira laranja de chocolate. Adorei! Depois já comi muitas, muitas - acho que sempre que vim a Inglaterra comprei uma.

 

Com o tempo, e o gosto mais educado, fui vendo que o chocolate é um pouco doce demais... mas o prazer quase infantil de tirar os gomos da laranja ultrapassa tudo! E é tão bonita!

 

laranja4.jpg

laranja5.jpg

 

É verdade que as há em chocolate preto. Mas não é o mesmo... as minhas memórias estão associadas a esta.

 

E se o Heston Blumental se inspirou nas laranjas de chocolate para a apresentação da mousse de pato, possivelmente a Terry's inspirou-se no uso de peta-zetas pelo Heston para fazer pequenos gomos de laranja que causam pequenas explosões na boca quando os comemos. De vez em quando lá vem um pacotinho comigo para casa...

 

gomos.jpg

 

4 comentários

Comentar post