Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

Assins & Assados

01
Fev18

A batata assada congelada não é sinal de coisa nenhuma!

IMG_20180105_122743.jpg

 

cinzento.jpg

 

Gosto muito do hábito que existe por aqui de comerem batatas assadas com vários recheios. No café da esquina, por cerca de 5 libras, servem grandes batatas bem assadas, com a polpa leve e macia. Tento variar, mas a primeira tendência é pedir com baked beans e queijo. 

 

IMG_20171121_134449.jpg

 

Adoro baked beans, os de lata que se compram no supermercado, e que penso que são os usados em geral.  Uma tosta com baked beans e queijo é um pequeno almoço divinal.

 

IMG_20180121_112532.jpg

 

Mas voltando às batatas. São tão populares que no supermercado se vendem assadas e congeladas. Há umas semanas comprei uma embalagem, e também uma lata de baked beans. Numa noite fria iam saber bem. Acabaram por me salvar quando os vírus da época deram comigo e fizeram das suas. 

 

Comentei com a minha filha que tinha comprado batatas assadas congeladas. Ela disse (não me lembro bem das palavras, fica a ideia) que uns dias antes tinha lido algures que batatas assadas congeladas eram quase um sinal da decadência de uma sociedade.  Percebi que a razão era por ser uma coisa tão simples de fazer, basicamente comprar as batatas e metê-las no forno durante cerca de 1 hora, e as pessoas nem se darem sequer a esse trabalho. Quem quer assar a batata que a asse, e até é capaz de ficar um pouco melhor, a pele mais estaladiça talvez. Quem não quer, não tem tempo, não tem condições, pois que coma a batata assada congelada e a meta 5 minutos no micro-ondas na hora de comer. Sem culpas. Não há mais para discutir sobre isto, e uma opção ou outra não são sinal de coisa nenhuma.

 

Acho sempre estes comentários muito arrogantes. É verdade que não custa a fazer, mas também é verdade que se uma pessoa esteve a trabalhar o dia inteiro, está cansada e precisa de comer, pôr a batata no forno e esperar 1 hora significa que não a vai fazer. Já sem falar na energia gasta para assar uma ou duas batatas. Esta atribuição de significados a estas coisas, como se todos tivéssemos que fazer o mesmo e ter as mesmas prioridades não tem sentido. Esta pressão constante para se ser perfeito é completamente idiota.  E faz tanto mal! 

 

Hoje lembrei-me de tudo isto, quando estava a ler uma entrevista com Paul A Young, considerado um dos melhores chocolatiers do mundo. A certa altura ele diz:

"I sometimes have a bar of Dairy Milk because it reminds me of being young. You should never be arrogant enough to think your palate is too good for something - after all, who doesn't have a hankering for a McDonald's after they've had a few?

I never understand why people get snobby about food. It keeps you grounded to eat the things you had when you were young - I always sit down with a tin of Quality Street at Christmas."

 

Que lufada de ar fresco! Eu também acho que a perfeição todos os dias é desumana, que "o melhor" todos os dias é desumano, que é importante ter os pés assentes na terra. Particularmente no que diz respeito ao que comemos. "O melhor" é mesmo muito bom. Eu adoro! Mas não todos os dias. É importante ter os pés assentes no chão. 

 

Já tenho uma nova embalagem de batatas assadas no congelador, e no armário mais uma lata de baked beans, quando me apetecer uma batata leve e macia, com manteiga, baked beans e queijo, está ali a 5 minutos de distância. Sem culpas!

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulina Mata 05.02.2018

    Não uso muito frequentemente, mas tenho sempre um ou outro para uma emergência. Sopas nunca comprei.

    Embora as técnicas de conservação cada vez exijam menos a adição de conservantes, por vezes ainda têm alguns. Mas uso legumes congelados, o desperdício alimentar é muito menor, e por vezes a qualidade é superior ao que consigo não sendo assim (ervilhas, favas... vou escrever um post sobre isso hoje). E as leguminosas de lata também uso muito.

    Há que encontrar formas de optimizar as coisas, ou a vida torna-se impossível ou mais limitada.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    Seguir

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Comentários recentes