Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

A América do Sul no Peixe em Lisboa

por Paulina Mata, em 23.04.17

px 7f.jpg

 

azulescuro.jpg

 

Há dias falava num outro post de que uma das coisas que gostava no Peixe em Lisboa era a possibilidade de conhecer trabalhos e produtos diferentes. Isso voltou a acontecer num dos últimos dias. Associando-se ao facto de este ano Lisboa ser a Capital Ibero-americana de Cultura, teve lugar uma sessão, apresentada pelo Kiko Martins, em que foi apresentada a cozinha de 4 países.

 

Começou a Colômbia, representada pela Genoveva Rivera, formadora da ACPP, que preparou uma degustação de alguns elementos representativos da cozinha do seu país. Uma das coisas boas deste ano nas apresentações é que foi mais frequente a possibilidade de provar os produtos e pratos apresentados.

 

px 7e.jpg

 

A Genoveva não podia deixar de falar e de nos dar a provar as arepas (o pão colombiano presente em todas as situações). Serviu-as recheadas com peixe e malaguetas. Também o guacamole teria que marcar presença e esteve bem acompanhado de chips de mandioca e de banana pão. Finalmente um pequeno pastel de uma massa muito leve e recheado de goiabada.

 

De seguida apresentou-se o Brasil, mais precisamente o Ceará, e na plateia havia vários cearenses. A apresentação foi feita pela Juliana Adjafre do Aromas e Temperos, com a colaboração do Samuel Brito (uma ex-aluna minha e um actual aluno). 

 

px 7g.jpg

 

A Juliana e o Samuel apresentaram um prato criado por eles, mas baseado nos sabores do Ceará. Neste caso, também um "pão" consumido pelo cearenses marcou presença - as tapiocas. Fizeram tapioca, cortaram-nas com um aro e levaram ao forno a desidratar um pouco e rechearam-nas com pargo temperado com cebola roxa, pimentos de várias cores em cubinhos, coentros, água de coco, poejo e raspa de lima. Estas tapiocas eram servidas com uma maionese de polpa de caju reduzida.

 

px 7h.jpg

 

O México não foi representado por um mexicano, mas por um grego, Kleanthis Kontantinidis, responsável por um restaurante de cozinha mexicana, o Las Ficheras.

 

px 7i.jpg

Que preparou umas tortillas de milho recheadas com feijão. Sobre umas colocou pampo marinado com citrinos e gengibre, guacamole, cebola roxa e um tipo de malagueta amarela. Sobre outras polvo marinado assado com chilles pasilla e árbol, puré de cenoura caramelizada com anis e rabanetes.

 

px 7j.jpg

 

Para terminar esta sessão, a Vânia, uma cozinheira peruana, que já trabalhou no Central de Virgílio Martinez, e agora está na Taberna da Rua das Flores preparou um ceviche. Falou da variedade de ceviches no seu país, os mais característicos da costa, da serra e da selva, e mesmo da variedade que pode existir em cada região. Preparou o seu ceviche de corvina, a que adicionou abacate, algas, batata doce e coentros, e claro que o indispensável leche de tigre.

 

ceviche.jpg

 

Enquanto esperava pela apresentação do fim da tarde, ainda tive oportunidade visitar o mercado gourmet e de provar o gelado de salmão da IceGourmet, feito especialmente para o evento. Mas muito agradável para fazer parte de uma entrada, por exemplo.

 

Px 7a.jpg

 

Ou ver a grande variedade de produtos da  CC - Cogumelos Cultivados, que tendo começado com a produção de cogumelos de várias espécies exóticas, mais recentemente se lançaram na produção, comercialização e distribuição de outros produtos  como rebentos germinados, micro-vegetais, flores comestíveis, ervas aromáticas, mini-legumes e vegetais esquecidos. 

 

px 7c.jpg

 

Também provei mais uns pratos dos vários restaurantes.

 

px 7b.jpg

Pipocas de lulas, five spices, salada de bacon, tinta de choco

Boi-Cavalo - Hugo Brito

 

px 7d.jpg

Pés de burro

Ribamar - Hélder Chagas

 

px 7k.jpg

 Tapioca de camarão

Taberna da Rua das Flores - André Magalhães

 

px 7l.jpg

Aguachile de corvina

Taberna da Rua das Flores - André Magalhães

 

O dia ainda me reservava uma óptima apresentação...

 

3 comentários

Comentar post