Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Assins & Assados

Porto de Santa Maria - aliando tradição e inovação

por Paulina Mata, em 30.12.16

 

DSC_9010.jpg

 

amarelo.jpg

 

Portugal evoluiu no que diz respeito ao turismo e à gastronomia, e 2017 vai ser um ano de mudança para o Porto de Santa Maria, em que o mote será aliar a tradição com inovação. Foram mais ou menos estas as palavras de Rodrigo Saragga, em representação dos proprietários do Porto de Santa Maria, no início do primeiro jantar vínico ali realizado e para o qual fui convidada.

 

Naquele dia de chuva intensa, o que o Chefe Paulo Matias nos propunha eram pratos bem diferentes dos da carta actual, emparelhados com vinhos da Adega Mãe. A escolha dos vinhos e a sua combinação com os pratos foi feita por António Guerreiro, o escanção do Porto de Santa Maria, com a colaboração de João Chambel. 

 

DSC_8799.jpg

 

Quando nos sentámos, sobre a mesa estava um couvert com diversos componentes de que se destacava um creme de beurre noisette e ainda azeites da Ourogal, tivermos oportunidade de provar três produzidos com diferentes variedades de azeitona.

 

DSC_8783.jpg

 

Tanto o creme de beurre noisette, como a análise das características dos diversos azeites provocaram logo uma animada conversa à mesa, que se prolongou nos momentos seguintes:

 

Entrada Quente 

DSC_8759.jpg

Ravioli de Lavagante, Creme de Crustáceos e Mangericão

Adega Mãe Viosinho

 

 

Entrada Fria

DSC_8726.jpg

Salmão Curado e Fumado com Papaia e Lima

Adega Mãe Riesling

 

Duas entradas bem diferentes, mas ambas muito boas. Destaco a segunda, prato cheio de cor e com uma variedade de texturas e sabores. O salmão muito firme, a papaia em creme, a beterraba, cenoura e pepino em pickles, a acompanhar ainda quinoa e algas, e um azeite de mangericão em duas formas, o azeite aromatizado e ainda este em pó. Um excelente prato.

 

Peixe

DSC_8804.jpg

Pregado com Estufado de Ervilhas e Chanterelles, Ovo Escalfado e Crocante de Trigo

Adega Mãe Dory reserva branco

 

O peixe, fresquíssimo e com um ponto de cozedura perfeito, a acompanhar ervilhas - vagem, grão, puré e os rebentos - e ainda, dentro do cilindro de pão crocante e muito fino, um estufado com pregado, cogumelos, ervilhas e presunto e sobre este um cremoso ovo escalfado. Um prato de um excelente nível.

 

Carne

DSC_8980.jpg

Duo de Carré e Pá de Borrego, Batata Doce Roxa, Legumes Assados, Couve Chinesa e Abóbora

Adega Mãe Dory reserva tinto

 

Um prato com cores e sabores do outono que a chuva e o vento lá fora não deixavam esquecer. Um prato que confortava.

 

Sobremesa

DSC_8715.jpg

Tarte Tatin com Requeijão de Terras de Sicó

Porto Vintage Burmester 1970

 

A sobremesa da responsabilidade da chefe Matilde Emiliano, um belíssimo empratamento para uma óptima sobremesa, também ela muito outonal. Para a acompanhar um vinho da riquíssima adega do restaurante, com mais de 1000 referências, e em que o vinho do Porto é conservado numa zona especialmente construída para o efeito, de forma a ser uma das mais frescas da garrafeira e assim permitir amazená-lo em condições óptimas.

 

Com os cafés e os chás, chegaram também os petit fours

 

DSC_8701.jpg

 

E no final a Matilde Emiliano chegou com um pequeno presente para cada um dos participantes no jantar, o da esquerda um bombom de caramelo com amendoim, o da direita com um sabor intrigante... um original recheio de lavagante. 

 

DSC_8705.jpg

 

Um excelente jantar, com uma cozinha com um nível muito elevado, e um emparelhamento entre os vinhos e os pratos muito bem conseguido, mas sobretudo um marco importante num processo de evolução de um restaurante de créditos firmados e com uma longa história, já que o Porto de Santa Maria abriu as suas portas em 1947. Um restaurante que teve uma estrela Michelin entre 1984 e 2008, e em que foi sentida agora a necessidade de acompanhar os tempos. Para tal fechará em Janeiro para obras. Quanto à cozinha depois da reabertura, Paulo Matias referiu que no seu trabalho terá em conta as características do restaurante e os seus pratos icónicos, a oferta será de uma cozinha tradicional mas em que introduzirá alguma contemporaneidade.

 

É importante que os restaurantes acompanhem os tempos, mantendo as suas características e continuando a apostar nos seus pontos fortes, neste caso a qualidade dos produtos, nomeadamente peixes e mariscos, e alguns pratos que são parte integrante da sua imagem e longa história. O chefe Paulo Matias terá um trabalho exigente, e está disso consciente. Contará com a colaboração de uma equipa em que alguns dos elementos ali trabalham  há mais de 20 anos. Espero que com a colaboração de todos, aliando tradição e inovação, cheguem a bom porto e que o Porto de Santa Maria continue o seu percurso de sucesso.  

 

Um bom Ano de 2017 para o Porto de Santa Maria!

 

DSC_8858.jpg

 

Fotos de Mário Cerdeira -100% Foto 

 

 Porto de Santa Maria - Praia da Cresmina - Estrada do Guincho - Cascais