Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Assins & Assados

26 Estrelas!

por Paulina Mata, em 23.11.16

 

guia michelin.jpg

 

beige.jpg

 

Depois de algumas semanas de expectativas, palpites, informações que não correspondiam à realidade e que ainda deram origem a mais expectativas e palpites... Os resultados foram anunciados.

 

Rankings, prémios... não me entusiasmam muito, mas reconheço que podem transmitir informação interessante, que tento ler tendo em conta o contexto em que são atribuídos. No caso do Guia Michelin há uma característica importante que, do meu ponto de vista, valoriza muito as estrelas atribuídas. Estas são o resultado de uma avaliação experiente dos restaurantes, feita em várias visitas. Portanto vejo as estrelas como uma garantia de qualidade e o reconhecimento de um trabalho. 

 

Para os prémios que hoje foram anunciados não fiz palpites, mas fiquei muito contente por o número de estrelas ter aumentado substancialmente. Foi muito bom ter sido concedida uma estrela a 7 novos restaurantes (Alma de Henrique Sá Pessoa, Antiqvm de Vítor Matos, Casa de Chá da Boa Nova de Rui Paula, Lab de Sergi Arola/Milton Anes, L'And Vineyards de Miguel Laffan, Loco de Alexandre Silva e William de Joachim Koerper/Luís Pestana) e por mais 2 (Il Gallo D'Oro de Benoît Sinthon e The Yeatman de Ricardo Costa) terem passado de uma para duas estrelas. Assim, actualmente, Portugal tem 5 restaurantes com duas estrelas e 16 com uma estrela. Significa uma indiscutível, e bem visível, evolução da cozinha portuguesa, mas sobretudo o reconhecimento desse trabalho. Isto é excelente, para a cozinha portuguesa e para quem pratica uma cozinha de fine dining em Portugal. Certamente também contribuirá para lhes dar mais visibilidade e sobretudo atrairá clientes, aspetos fundamentais para consolidar projetos e para permitir uma evolução ainda maior.

Parabéns a todos aqueles a quem foram atribuídas hoje novas estrelas, parabéns a todos os que já tinham estrelas Michelin porque as mantiveram. E que para o ano seja ainda melhor!

 

 

 

2 comentários

Comentar post